Cerimônia das 108 Badaladas 2017-2018!

postado por Santhiago Cavalcanti / no comentários

Vamos encerrar mais um ano juntos e em harmonia, com toda a comunidade do Templo Shin Budista de Brasília, na já tradicional cerimônia das 108 badaladas da Virada do Ano! Além da prática da meditação recitada e contemplativa na nave, todos são convidados para tocar o Grande Sino Bonshô, agradecer pelo ano que passou e comemorar junto de amigos e família pelas novas oportunidades do próximo ano!

Sabe qual é o significado do evento?

Renovamos nossas esperanças para o ano novo, tomando consciência das 108 ilusões (bonnô) que podem dar sentido próprio ou impróprio à vida. Ilusões inevitáveis que advém dos nossos seis órgãos indicadores de vida: audição, visão, olfato, paladar, tato e pensamento. Cada órgão nos provoca três sensações diferentes: gostar, não gostar e indiferença. Posso gostar, não gostar ou ser indiferente a uma música, a uma paisagem, a um odor, a um sabor, a um toque ou a uma ideia. Assim, 6 × 3 = 18 sensações. Individualmente, desenvolvemos em relação a cada sensação dois sentimentos – de apego ou de rejeição – gostando, não gostando ou sendo indiferentes.  Pois bem, 18 × 2 = 36. E os apegos e rejeições não se referem só ao presente, mas também ao passado e ao futuro.  Assim, 36 × 3 = 108! E desta forma, tocamos 108 vezes o sino!

Informações sobre a Cerimônia

Data: Dia 31/12
Horário: A partir das 20h
20:00Cerimônia de Agradecimento
Logo em seguida, todos são convidados ao Grande Sino para tocar as 108 badaladas.
Local: Templo Shin Budista de Brasília (Área Especial 315/316 Sul Lote 5 Brasilia – DF)
Teremos uma ceia colaborativa durante o evento! Convidamos a todos que tragam um prato doce ou salgado para compartilhar com nossa comunidade, em um gesto de amizade e união.
GRATUITO: o evento é gratuito e todos são bem vindos. O Templo agradece toda a ajuda e doações voluntárias da comunidade que frequenta os eventos e participa das rotinas semanais. É através das doações que podemos continuar funcionando e acolhendo a todos indistintamente.

٥杶+e{86Eحy[ܛ%!לz{^xӃhZ.׫׫uoz{^w/i