Ecô

postado por Templo / no comentários

Ecô: Beneficiar todos os seres

 

O Ecô é um dos elementos mais fundamentais na tradição Terra Pura. É um pequeno verso composto por quatro linhas e entoado após a recitação dos Hinos e Sutras que nos torna conscientes da transferência dos méritos e virtudes do Buda Amida – a Luz e o Nome – a nós e a todos os seres.

Quando promovemos essa ideia de unidade e solidariedade entre todos os seres, estamos em harmonia com o Voto de Amida. Nossos atos para nos auto-beneficiar não podem ser separados dos atos para beneficiar todos os seres, humanos, animais, vegetais ou minerais – seres que amamos ou rejeitamos, conhecidos ou desconhecidos.

Ouvimos os ensinamentos e recitamos o Nembutsu, aspirando à natureza do Buda,para, em seguida, nos engajarmos em ações que realizem a verdadeira felicidade em benefício de nossa comunidade próxima ou da sociedade como um todo.

Ao entrarmos no oceano da imensa compaixão do Buda, recebemos os méritos acumulados por ele e flutuamos, sem medo, nas águas da alegria, sinceridade e autenticidade. Como um guia-professor que, durante anos, transmite a experiência de toda uma vida, assim nos transmite o Buda a verdade das suas ações claras e puras, cuja expressão máxima será a vida pura na Terra Pura de Amida. Nossas vidas transformam-se pouco a pouco e somos transformados pouco a pouco na vida do Buda.

Gan i shi ku doku
Byo do se i sai
Do ho bo dai-shin
Ojo an ra ko

Desejamos que esses méritos
Sejam transmitidos igualmente a todos os seres,
e que juntos despertemos a mente que busca a iluminação
para nascermos na Terra da Paz e Bem-Aventurança.