Nembutsu

postado por Lotus / no comentários

Durante a história do desenvolvimento do Budismo da Terra Pura na Índia, China e Japão, a recitação do Nome do Buda Amida é a prática essencial para o Nascimento na Terra Pura, ou Nirvana, na linguagem do Shin Budismo.

Essa prática – também conhecida por Nien-fo em chinês, Buddha Anusmriti em sânscrito, e Nembutsu em japonês – consiste na repetição dos seis caracteres: Namu-amida-butsu.

Para compreendermos melhor o significado destes termos vamos dividi-los em duas partes:

  • Namu – significa “tomo refúgio em”
  • Amida Butsu  – Buda Amida

Namu Amida Butsu é tomar refúgio ou confiar no Buda Amida. Aqui, o Buda Amida é entendido não como uma pessoa, algo externo ou um Deus, mas como a experiência última da Iluminação. Ao confiarmos no Buda, confiamos também que possamos vir a ser Budas.

Quando recitamos o nome, sentimos uma vibração em todo nosso corpo, pacificamos os nossos sentidos e somos levados a um estado de tranqüilidade.

Mas o som e o significado que é percebido a princípio como uma sensação física, vai nos transformando progressivamente como “os fragmentos do cascalho são transformados em ouro”, na precisa imagem de Shinran Shonin.

Com a prática da meditação do Nembutsu e o processo contínuo de ouvir o Nome com sua mente e seu corpo, você também começará a ouvir o ensinamento de Amida. E à medida que você compreende o Voto de Dharmakara, aquele feito antes de ele se tornar Buda Amida, você desperta para a mente-coração do próprio Amida. Vivenciando a unidade com o Buda, a recitação do Namu Amida Butsu se torna espontânea em qualquer lugar e tempo.

Eu não recito o Namu-amida-butsu.
Não é necessário.
Sinto-me livre na compaixão do Buda,
Como sou agradecido!
Namu-amida-Butsu está sempre comigo,
E eu sempre com ele.
Dormindo, namu-amida-butsu.
Acordado, namu-amida-butsu.
Andando, descansando, sentado ou deitado,
namu amida butsu.
Enquanto trabalho, namu-amida-butsu.
(Saichi)