Meditação Cantada

postado por Lotus / no comentários

O canto é nossa atividade primeira e original. Nascemos cantando – ou chorando – e essa memória nos acompanha durante toda vida.

O canto principal no Budismo da Terra Pura é o Shoshinge, composto por Shinran Shonin no século XIII e recitado, desde o século XVI, por milhares de pessoas em todas as partes do mundo. Shinran Shonin compôs o Shoshinge para transmitir a essência dos ensinamentos do Shin Budismo em forma cantada, mais fáceis de se apreender. Durante esse canto, ou meditação cantada, o processo meditativo é natural e espontâneo.

Cada um dos versos do Shoshinge foi composto de tal forma que a respiração é parte fundamental do processo: deve-se inspirar antes de cada verso e a emissão da voz acompanha a expiração. É por isso que ainda se canta na composição original em japonês, para preservar os três pilares da recitação meditativa: a atenção plena, o esforço e a concentração para cantar em harmonia com os outros.

No momento da recitação, as qualidades de Amida – compaixão e sabedoria – vibram no nosso corpo e a nossa mente se liberta da censura, do julgamento e da intencionalidade.

Para instruções sobre participação nos ofícios de meditação cantada, faça o download do arquivo em pdf aqui.

Pratique conosco!

Meditação recitada no Templo
Ofício Budista: Sábados e Domingos às 9:00
Grupo para Iniciantes: Quartas às 19:30