Espiritualidade Budista

postado por Templo / 4 comentários

Mosteiros, templos e igrejas existem há milênios para atender as genuínas necessidades humanas de meditação e reflexão.  Acontece que hoje estão sendo substituídos progressivamente por locais vistosos e iluminados que se remodelam constantemente, com a mudança das suas instalações, lojas atraentes, restaurantes de moda e novos artigos que se tornam objeto da nossa cobiça.   Se assim não agirem, estão fadados a se tornarem ultrapassados e decadentes.

O nosso site já passou por algumas repaginações. Sempre no intuito de atender a um público mais amplo, buscamos uma linguagem simples e criamos novas seções para transmitir espiritualidade e propiciar informações.

Será que isso tem a ver com essa invenção pós-moderna que existe no mundo todo chamado shopping-centers?

A diferença essencial é que não oferecemos nenhuma matéria como mercadoria ilusória, mas bens espirituais tangíveis e intangíveis para alcançarmos a verdadeira felicidade na vida.

Valorizamos os 2.600 anos de ensinamentos, não só do Buda Sakyamuni como também comentários de autores clássicos e contemporâneos do Budismo. Expomos a experiência direta de pessoas comuns que validaram os ensinamentos sobre bem estar e espiritualidade para a reflexão do próprio leitor, tendo em vista a tomada de decisão consciente, aqui e agora.

O Budismo é um grande tronco, com muitos galhos que não param de crescer e se expandir. No meio desses galhos, podemos ver, bem escondidos, alguns pequenos brotos, como o Shin Budismo da Terra Pura ou Jodo Shinshu (jap.), que ficou muito tempo restrito à comunidade de japoneses e descendentes, e agora começa a florescer na comunidade brasileira, principalmente em Brasília.

Comunicaremos, sistematicamente, as atividades e os eventos do Templo Shin-Budista de Brasília, convidando todos os simpatizantes e interessados para estarem aqui presentes em momentos de alegria harmoniosa como de aprendizado e troca de ideias. Poderemos ver a atividade de nossa comunidade no estudo, na reflexão e sobretudo na ação social para a construção dos ensinamentos na vida cotidiana.

Estabeleceremos intercâmbio com outros centros de espiritualidade e reflexão, anunciando seus eventos como veiculando seus ensinamentos e preceitos. O blog, a fanpage do Templo e a página do Monge serão esses espaços virtuais em que a fala do Monge dialogará com a comunidade do Templo e convidados de todas as áreas.
É a isto que chamo de espiritualidade budista sem nenhum tipo de preconceito, que seja cultural ou religioso.

O nosso site será a expressão dessa espiritualidade.

A despeito do grande progresso cientifico e tecnológico, vivemos uma era difícil em que o nosso saber está fragmentado e disperso, o nosso fazer pressionado por metas flutuantes e valores frustrantes e o nosso esperar incerto ou inconsistente. Isto provoca estresse e podemos estar sofrendo sem necessidade.

Sejam bem vindos ao Tríplice Refúgio do Buda, dos Ensinamentos Budistas e da Comunidade. É melhor que ir ao shopping-center, eu garanto.

Monge Shôjo Sato