Os desafios de Brasília na pós-modernidade

postado por Cris / no comentários

O segundo encontro do Ciclo de Debates do Templo Budista de Brasília ocorrerá dia 30 de julho, quarta feira, às 19:30min, com a participação do Monge Sato (Monge do Templo Budista de Brasília) e do Sr., Messias de Souza ( Advogado e Ex-Administrador de Brasília). O tema a ser abordado será: Os desafios de Brasília na pós-modernidade. Contamos com a presença de vocês!”

 

Sobre o Ciclo de Debates

   Texto de Claudia Lopes
Organizadora

 

Um dos grandes propósitos do Templo Budista de Brasília é promover uma cultura de paz, de tolerância e de solidariedade entre todos e todas que partilham do cotidiano da cidade.

Em função da relevância do Templo Budista de Brasília para a comunidade, tanto local quanto de outros estados ou países, no sentido de proporcionar às pessoas reflexão sobre as práticas atuais da humanidade e sua relação com a espiritualidade, compreendemos ser de grande importância proporcionar um espaço para debates e reflexões aprofundados sobre temas do nosso cotidiano.

Muito se fala que o século XXI é o da espiritualidade, se contrapondo aos séculos passados em que houve revolução industrial e grande avanço científico-tecnológico expresso na revolução da informática e das comunicações, que continua avançando neste século.

Entretanto, o sofrimento humano continua, apesar da ampliação das possibilidades de vida e do conforto material que alcançamos.  A espiritualidade tem que ser compatibilizada com a materialidade, ambas como fator e fruto do desenvolvimento humano.  E o que possibilita essa harmonização é a comunidade, a alteridade mútua, a ação de cada um voltada para o outrem, para todos, sem discriminação, mas respeitando a diversidade em todos os sentidos, político, ideológico, religioso.

Nosso intuito é de que o Ciclo de Debates se estabeleça como um programa do Templo Budista de Brasília, com peridiocidade quinzenal, às quartas feiras, às 19:30 min, e que seja, de fato, um espaço de reflexão, de aprofundamento teórico e de ações práticas no sentido de modificar a situação atual, em busca de uma sociedade solidária, humanizada e espiritualizada.