Você sabe o que significa Dana / Doação?

postado por Lotus / 2 comentários

A doação é una prática muito no Budismo. A seguir um texto do monge a respeito:

O budismo não entra em conflito com nenhuma crença pois o seu sentido de religião é religar-se com a vida, com a humanidade, com o todo.  O próprio sofrimento é aproveitado para tomar consciência da ilusão e preconceito, da raiva e culpa, da cobiça e apego que conformam o ego e convergem para a atitude social de competição, conflito e exclusão.

Podemos deles se afastar e buscar a Paz através do exercício da atenção e compreensão, afeto e tolerância, esforço e generosidade que aperfeiçoam a nossa personalidade e o senso de humanidade.

Ofuse ou dana/doação é uma expressão concreta de generosidade e agradecemos pois o seu ato permitirá que o Templo melhore suas atividades na apresentação do Caminho Budista no Despertar para a Paz.

* * * 

 

Por esta razão, convidamos a comunidade a participar das doações que ocorrem durante a Quermesse. Uma delas é na entrada, doando um kg de alimento para as comunidades beneficiadas pela Quermesse. A outra é a doação que acontece no ritual do Omukuji, aquele varalzinho com mensagens do Buda amarradas. Se você quiser saber mais, procure-nos no quiosque da lojinha do Templo, e teremos prazer em lhe informar a respeito!

 

A efetiva participação da Comunidade Brasiliense na 40ª Quermesse do Templo Budista de Brasília faz a diferença!

  Texto por Cláudia Lopes Maia

O Templo Budista de Brasília vem agradecer a toda comunidade brasiliense pela presença e pela doação de alimentos durante a sua 40ª Quermesse. Estamos caminhando para o nosso terceiro final de semana de Quermesse (num total de cinco) e já foram arrecadadas aproximadamente 6,5 toneladas de alimentos. As entidades beneficiadas até o momento foram Centro Social Tia Ilda, Sociedade Eunice Weaver, Escola Maria Teixeira e Confraria da Caridade.

 

Doacao

O significado das doações se traduz nas palavras de representantes das entidades que as receberam, conforme depoimentos a seguir:

“Temos a convicção de que a chave para um futuro melhor está em nossas mãos e depende exclusivamente de nossa boa vontade![…]. Gesto de grandeza como este nos dá força e ânimo para continuar nossos projetos junto às Instituições e pessoas que auxiliamos!”(Confraria da Caridade)

“Hoje, quando fizemos o balanço das doações recebidas no dia 04/08/2013, por ocasião da 40ª Quermesse do Templo Budista de Brasília, nos deparamos com um fenômeno de mais de 01 tonelada de alimentos […]. E essa doação, feita por pessoas na entrada do evento, trouxe benefícios àqueles que não têm de onde receber nada, àqueles em tratamento de doença (Hanseníase) e se encontram desempregados e desamparados. E é, em nome dos nossos assistidos, que agradecemos ao amor demonstrado por todos através dos alimentos recebidos.”(Sociedade Eunice Weaver)

Essa demonstração da comunidade brasiliense em cooperar com as entidades sociais retrata como é possível construirmos uma sociedade mais humana e solidária. Parabéns a todos e todas!